Este post foi feito a partir dos estudos de Andrade (2002) e SENAR (2015).

As atividades desenvolvidas no processo de gerenciamento de uma propriedade rural estão centradas em quatro grandes áreas, que são a de Produção, Finanças, Recursos Humanos e Comercialização e Marketing. A área gerencial de Produção relaciona-se com as atividades realizadas no sistema produtivo de uma propriedade rural, como por exemplo, a área para o cultivo de soja e o galpão para a criação de aves de corte.

O processo de gerenciamento de atividades da área de Produção de uma propriedade rural estão relacionadas com cinco aspectos:

(a) Análise de custos e despesas: relaciona-se com o gerenciamento econômico e financeiro das atividades produtivas da propriedade, com o objetivo de obter as informações necessárias para auxiliar o processo de tomada de decisão do produtor rural;

(b) Planejamento da produção: relaciona-se com os aspectos gerais de planejamento das atividades a serem desenvolvidas, relacionadas principalmente com os questionamentos de o quê?, como e quanto produzir?, quanto custa? e qual o preço de venda?;

(c) Sistema de produção: relacionam-se com os processos produtivos que são executados na propriedade rural, como quais tipos de tecnologias devem ser utilizadas (quais insumos, máquinas e equipamentos e técnicas produtivas como o manejo do solo, tratos culturais, manejo dos animais, etc.) e o nível total de produção;

(d) Produtividade: relaciona-se com uma medida de eficiência produtiva de uma propriedade rural, como por exemplo, a quantidade de sacas de soja colhidas em um hectare de terra em um ano, a quantidade de litros de leite obtidos por vaca no ano e a quantidade de arrobas de carne bovina produzida por hectare de terra de pastagem no ano; e,

(e) Qualidade: relaciona-se com as ações desenvolvidas para melhorar as especificações técnicas do produto agropecuário, com o intuito de atender as exigências do consumidor final (pode ser representado por pessoas ou empresas como restaurantes e supermercados) e as indústrias de processamento.

A área de Finanças se relaciona com o gerenciamento dos recursos financeiros da propriedade rural. Em suma, são tratados aspectos relacionados às receitas (ganho monetário obtido pela comercialização da produção), custos e despesas (relacionam-se com os gastos realizados pelo produtor rural) e os investimentos realizados pelo produtor na modernização da propriedade rural.

O gerenciamento das pessoas envolvidas nas atividades da propriedade rural relaciona-se com a área de Recursos Humanos. As pessoas são um importante ativo da propriedade rural, tanto funcionários quanto os próprios membros da família que trabalham na propriedade. Dessa forma, alguns tipos de ações devem ser realizados com o objetivo de especializar a mão de obra empregada na propriedade (esse tipo de medida é importante com o objetivo de aumentar a produtividade do trabalhador):

(a) Capacitação do empregado rural: para promover o aperfeiçoamento da mão de obra empregada na propriedade por meio da realização de cursos e treinamentos. Com isso, é possível obter uma utilização de forma adequada das máquinas e equipamentos no empreendimento agropecuário;

(b) Regularização trabalhista e funcional dos empregados: a remuneração do trabalhador deve ser justa e de acordo com a legislação trabalhista vigente, como por exemplo, a assinatura da carteira de trabalho e o pagamento do INSS, FGTS, décimo terceiro e férias; e,

(c) Concessão de benefícios financeiros: caso o trabalhador apresente um desempenho acima da média dos demais funcionários, a bonificação salarial é uma estratégia adequada para promover a produtividade do trabalho e motivar os indivíduos a desempenharem as atividades de forma adequada.

A área de Comercialização e Marketing é um importante componente do processo de gerenciamento de uma propriedade rural, já que conecta o produtor com os clientes (consumidores finais, restaurantes, supermercados e indústria de processamento). É importante que o produtor rural tenha a preocupação de saber onde e como deve colocar os produtos agropecuários no mercado. A inserção do produtor ao mercado é por meio dos canais de comercialização, que podem ser representados pela venda do produto no mercado local através das feiras livres ou para o mercado internacional via exportação.

Na Figura 1 é apresentadas as áreas gerenciais de uma propriedade rural.

Figura 1. Áreas gerenciais de uma propriedade rural. Fonte: Elaborado a partir de Andrade (2002).

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Espero que tenham gostado do texto intitulado de “Áreas gerenciais de uma propriedade rural” e fiquem à vontade em navegar em mais conteúdos do Conceitos do Agro, o seu acervo do conhecimento em Gestão Rural!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, J. G. Introdução à Administração Rural. Lavras: UFLA/FAEPE, 2002.

SENAR – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL. Gestão de custos. Brasília: SENAR, 2015.