Estrutura de mercado

Este post sobre as Estruturas de Mercado foi desenvolvido a partir de Arbage (2012) e SENAR (2015).

O mercado pode ser definido como o local em que os compradores (detentores do dinheiro) estão em contato com as empresas (detentoras de bens e serviços) para que seja possível a ocorrência das transações econômicas (mecanismos de compra e venda de bens e serviços). Podem-se caracterizar como exemplo de mercado, o comércio eletrônico e/ou os supermercados.

Numa análise da sociedade, o mercado em expansão (crescimento) pode ser caracterizado como a situação em que a um aumento na produção e comercialização de bens/serviços na economia. A unidade de medida que permite esse tipo de avaliação é o PIB (Produto Interno Bruto) de uma localidade (Mato Grosso) e/ou de um setor econômico específico (agronegócio). É necessário também levar em consideração o período de tempo, para que seja possível mensurar uma situação de crescimento, de 2021 a 2022, por exemplo.  Por sua vez, a situação de mercado em contração (recessão) é caracterizada pela diminuição na produção e comercialização de bens e serviços na economia.

Existem diferentes tipos de estruturas de mercado, uma descrição delas são apresentadas a seguir:

A primeira estrutura de mercado é a de Concorrência Perfeita que apresenta as seguintes características:

(a) Atomização: é representado por um elevado número de empresas que atua em um determinado segmento econômico. Ressalta-se que cada empresa individualmente não possui o poder de mercado com a capacidade de exercer uma influência no preço de mercado do bem/serviço.

(b) Homogeneidade: caracteriza-se na situação em que os bens e serviços comercializados são perfeitamente homogêneos, já que apresentam características semelhantes. Ressalta-se que nenhuma empresa possui a capacidade de diferenciar o produto/serviço em relação à do concorrente no mercado. Nesse caso, o bem/serviço é classificado como um substituto direto (perfeito).

(c) Mobilidade: é caracterizado pela situação de que cada empresa atua de modo independente no mercado.

(d) Permeabilidade: não existem barreiras para a entrada e saídas para as empresas no segmento econômico específico. As barreiras podem ser técnicas, financeiras e/ou legais.

(e) Preço-limite: é caracterizada pela situação de que nenhuma empresa consegue exercer um preço de venda do bem/serviço superior ao que é estabelecido pelo mercado.

(f) Transparência: relata-se que o mercado é absolutamente transparente. Em que, existe um fluxo de informações sobre métodos produtivos, tecnologia disponível, informações de mercado e dentre outros tipos de conhecimentos essenciais para as empresas que desejam atuar no segmento econômico específico.

O setor agropecuário é o que mais se assemelha da estrutura de mercado de Concorrência Perfeita.

Por sua vez, existem as estruturas de mercado classificadas como o de Competição Imperfeita, que são representadas pelos Monopólio e o Oligopólio. Em relação às características básicas da primeira estrutura de mercado, destacam-se:

(a) Unicidade: caracteriza-se pela situação de que uma única empresa atua num segmento econômico específico.

(b) Insubstituibilidade: é representado pela situação de que o produto/serviço produzido e comercializado pela empresa monopolista não possui nenhum tipo de substituto no mercado;

(c) Barreira: caracteriza-se pela situação de que existem barreiras para a entrada de novas firmas no mercado em que a empresa monopolista atua. Entende-se por barreiras as dificuldades que são impostas para as empresas que não atuam em determinado segmento econômico. Essas barreiras podem ser em virtude de razões tecnológicas (patentes), legais (concessão governamental) e dentre outros.

(d) Fluxo restrito de informações: a empresa monopolista não divulga as informações relacionadas ao gerenciamento da empresa (correspondente ao sistema produtivo, mercado, tipo de tecnologia, acesso à insumos, canais de comercialização, etc) para as demais empresas concorrentes.

Alguns casos podem ser citados como exemplos de empresas monopolistas, que são as empresas que fornecem serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto (saneamento básico), Correios e Petrobras no contexto brasileiro.

As características da estrutura de mercado de Oligopólio são representadas por:

(a) Número de concorrentes: sendo caracterizada pela situação de poucas empresas atuando no segmento econômico específico.

(b) Interdependência: ressalta-se que as ações individuais de uma empresa podem afetar o desempenho da concorrente que compõem o Oligopólio.

(c) Alto grau de rivalidade entre firmas: este tipo de estrutura de mercado a rivalidade existente entre as empresas é elevada, em decorrência de que cada empresa possui a capacidade de diferenciar o produto/serviço no mercado. A diferenciação do produto/serviço pode ser representada pela alteração da essência do produto, modificação da qualidade, uma embalagem diferenciada, os atributos tecnológicos que compõem o produto, de uma campanha de publicidade associada ao processo de comercialização do produto/serviço e dentre outros aspectos. O principal objetivo para da diferenciação do produto/serviço é o de aumentar a parcela de mercado (market share).

O exemplo de segmentos econômicos que podem ser caracterizado como Oligopólio são os setores de telefonia celular, os bancos comerciais, as empresas automobilísticas e dentre outros.

Espero que tenham gostado do texto intitulado de “Estruturas de mercado” e fiquem à vontade em navegar em mais conteúdos do Conceitos do Agro, o seu acervo do conhecimento em Gestão Rural!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARBAGE, A. P. Fundamentos de Economia Rural. Chapecó: Argos, 2012.

SENAR – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL. Economia Rural. Brasília: SENAR, 2015.