Este post foi desenvolvido a partir dos estudos de Silva (2014) e Silva et al. (2020).

Os conceitos de Extensão Rural e Assistência Técnica embora sejam similares, apresentam uma definição diferenciada. A principal diferença entre os termos é o caráter educacional da Extensão Rural (um processo contínuo e com uma abordagem de médio a longo prazos), enquanto a Assistência Técnica possui uma finalidade de resolução de problemas práticos de uma propriedade rural, ou mesmo, de prestar um auxílio ou recomendação de uma nova tecnologia ao produtor de modo esporádico.

O(A) extensionista, que pode ser um representado por um técnico(a) agrícola, agrônomo(a), zootecnista ou medico(a) veterinário(a), possui a missão de transmitir o conhecimento técnico sem que o produtor rural se torne dependente da prestação de serviço do profissional. Ou seja, esse tipo de relação não deve ser baseado na dependência, mas sim para a promoção da autonomia do produtor rural quanto à execução de técnicas inovadoras e incorporação de novos conhecimentos (técnicos e mercadológicos) que possam auxiliar o processo de tomada de decisão. A Assistência Técnica possui como objetivo principal o acompanhamento do progresso do sistema produtivo do empreendimento agropecuário.

Os serviços de Extensão Rural são realizados através de um mediador, o extensionista rural, que exerce a função de buscar oportunidades e inovações passíveis de serem implementadas nas propriedades rurais que são atendidas. A Extensão Rural possui uma atuação de caráter educativo, de levar o conhecimento científico para a população rural e propiciar a geração de novas habilidades nos produtores rurais (com o objetivo de promover a autonomia do indivíduo). Esse tipo de serviço é prestado por organizações públicas, como as Universidades e empresas públicas (EMATER´s).

Inicialmente, o extensionista precisar realizar um levantamento detalhado das características da propriedade rural (acesso ao local, infraestrutura produtiva e tecnológica, acesso à internet, quantidade de trabalhadores disponíveis, principais atividades exploradas, especificações técnicas do solo, disponibilidade de água, informações sobre o clima, principais canais de comercialização, metas e objetivos do produtor rural e detalhes sobre o modelo de gestão atual do empreendimento). Nesse processo inicial, denominado de diagnóstico, é necessário que o extensionista faça um levantamento das informações históricas e atuais, para que assim, seja possível realizar um planejamento para as ações futuras do estabelecimento. Importante destacar, que todo esse processo deve ser elaborado de forma conjunta com o produtor rural.

Os serviços de Assistência Técnica ocorrem quando os produtores rurais estão aptos para identificar e elaborar as soluções do negócio rural, sendo necessário apenas um extensionista para a resolução de problemas pontuais da propriedade, sem a necessidade de uma capacitação continuada do produtor rural. Esse tipo de serviço é prestado por empresas privadas (como por exemplo, as indústrias de insumos e equipamentos agropecuários) e as empresas integradoras (sendo representada pelas indústrias produtoras de carnes avícola e suína).

A Extensão Rural possui uma função essencial de promover a difusão de inovações no setor agropecuário e, consequentemente, promover o Desenvolvimento Rural. No caso brasileiro, as principais entidades que desenvolvem pesquisa direcionadas ao setor rural são as Universidades e a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Para Kline e Rosenberg (1986), uma inovação pode apresentar as seguintes definições: (a) um novo produto; (b) a substituição de um insumo mais barato, recentemente desenvolvido para uma determinada tarefa, em um produto essencialmente inalterado; (c) a reorganização do sistema de produção, funções internas ou acordos de distribuição que proporcionem uma maior eficiência na propriedade rural; e, (d) aprimoramento nos métodos administrativos e/ou operacionais realizados na empresa rural.

Espero que tenham gostado do texto intitulado de “Extensão Rural e Assistência Técnica” e fiquem à vontade em navegar em mais conteúdos do Conceitos do Agro, o seu acervo do conhecimento em Gestão Rural!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KLINE, S. J.; ROSENBERG, N. An overview of innovation. In: LANDAU, R.; ROSENBERG, N. (Eds.). The positive sum strategy: harnessing technology for economic growth (pp. 275-306). Washington: National Academy Press, 1986.

SILVA, R. C. Extensão Rural. São Paulo: Érica, 2014.

SILVA, E.; SILVA, R. M.; ASAI, G. A.; STEIN, R. T. Assistência técnica e extensão rural. Rio de Janeiro: SAGAH, 2020.