A gestão de recursos humanos em uma propriedade rural se relaciona com o gerenciamento das pessoas que promovem o funcionamento das atividades na empresa rural, independentemente das posições, cargos e funções exercidas na organização.
Os recursos humanos, constituídos de pessoas, são os recursos mais importantes de uma organização. Ou seja, a gestão empresarial atua sobre as pessoas e não sobre as máquinas e equipamentos, animais e plantações. As ações, ou os serviços realizados pelos funcionários (pessoas) são capazes de transformar os outros recursos (insumos produtivos como combustíveis, energia elétrica, sementes, fertilizantes, ração dos animais, etc) em produtos (alimentos).
O gerenciamento da mão de obra da organização deve ser regido pela liderança, motivação, desempenho e comando. Todas as pessoas, independentemente do cargo que ocupam, possuem necessidades, interesses e desejos que podem estar relacionados com ganhos monetários (salários e bônus por produtividade) ou um plano de carreira definido na empresa.
Para que as ações sejam bem-sucedidas em uma empresa, a tarefa a ser executada pelo funcionário(a) precisa ser bem definida, para que o executor(a) tenha clara percepção do seu papel e do que tem que fazer!
A legitimidade e o estilo dos administradores (proprietários ou não) exercem uma influência no desempenho dos funcionários da empresa. O indivíduo para ser caracterizado como um líder, ele(a) deve motivar, incentivar, dá força, treinar e até auxiliar na execução das tarefas na organização.
No sentido de melhorar o desempenho dos funcionários na execução das tarefas na empresa, alguns aspectos devem ser levados em consideração pelos produtores rurais:
(a) Descrição clara dos cargos, funções, atribuições e responsabilidades: essa clareza é que vai levar o funcionário(a) a ter uma clara percepção do seu papel na empresa e permitir que ele(a) se concentre para realizar a tarefa da melhor forma possível. As funções dos funcionários em uma empresa devem ser escritas e estar permanentemente disponíveis para todos que desejam ter acesso;
(b) Treinamento para a tarefa: o desempenho de uma pessoa para executar uma ação depende exclusivamente da experiência, capacidade e do conhecimento de como fazer a tarefa. Para isso, é importante o treinamento constante da mão de obra da propriedade rural por meio da realização de cursos. Além disso, o gestor deve ter ciência de que a mão de obra da empresa deve ser constantemente capacitada em virtude de novas tecnologias que surgem no setor agropecuário;
(c) Recompensa e reconhecimento do trabalho: a satisfação na execução das tarefas cria a motivação para o funcionário(a) continuar exercendo a tarefa a qual foi designado(a) com maior esforço e dedicação. E um dos principais motivadores para a satisfação no trabalho são as recompensas (representadas por bonificações monetárias) e reconhecimentos (festas de confraternização, placas de homenagem, viagens, etc.);
(d) Segurança no trabalho: a segurança no trabalho é um importante aspecto a ser considerado dentre de uma organização. A segurança pode ser psicológica relacionada com a estabilidade no emprego (carteira assinada, garantia de férias e décimo terceiro, repouso semanal remunerado, garantia de aposentadoria e assistência à saúde) e planejamento de um plano de carreira no cargo, e física, representada pelas condições do ambiente do trabalho que proporcionem uma integridade física do trabalhador(a) ao executar as tarefas;
(e) Planejamento e controle da mão de obra: dada as especificidades do setor agropecuário (algumas adversidades, como variações climáticas e ocorrência de pragas e doenças podem prejudicar o cronograma de atividades da propriedade rural), as atividades e tarefas a serem desenvolvidas na propriedade rural devem ser realizadas de acordo com um planejamento de atividades para o ano agrícola; e,
(f) Adequação do sistema produtivo: o desempenho bem-sucedido das atividades em uma empresa depende das condições do local de trabalho, que se relacionam com a disponibilidade de máquinas e equipamentos, bem como com as instalações da propriedade rural.
Este post foi desenvolvido a partir do estudo de Sette et al. (2010).
Espero que tenham gostado do texto intitulado de “Gestão de recursos humanos em uma propriedade rural” e fiquem à vontade em navegar em mais conteúdos do Conceitos do Agro, o seu acervo do conhecimento em Gestão Rural!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SETTE, R. S.; ANDRADE, J. G.; TEIXEIRA, J. E. R. L. Planejamento e gestão da propriedade cafeeira. Lavras: UFLA, 2010. 163p.