Coeficientes técnicos no setor agropecuário

Este post foi realizado a partir de Araújo (2013). Os coeficientes técnicos são indicadores que medem e expressam o grau de eficiência da condução das atividades econômicas de forma parcial ou total de uma propriedade rural. A mensuração dos coeficientes técnicos é importante para a realização de uma análise comparativa da propriedade rural com outras empresas rurais, ou mesmo para avaliar a evolução do sistema produtivo ao longo do tempo.

Os coeficientes técnicos devem ser analisados de forma conjunta (não de forma isolada, mesmo tendo alguns mais importantes do que os outros), para uma avaliação adequada da atividade econômica que é explorada na propriedade rural (por exemplo, a avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura, cultivo de culturas temporárias, dentre outros). Os principais objetivos econômicos de um produtor rural são a maximização do lucro, a minimização dos custos, a permanência no mercado e a satisfação dos clientes (podem ser empresários e consumidores finais).

A maximização de lucro relaciona-se com a obtenção do maior lucro possível dentro da empresa rural, dada a disponibilidade de recursos produtivos. A maximização pode ser alcançada através do aumento da receita bruta ou a diminuição dos custos produtivos.

Por sua vez, a minimização dos custos produtivos associa-se com a diminuição de tudo o que for possível de custo e despesa na propriedade rural. A minimização dos custos pode ser alcançada por meio do corte de gastos supérfluos ou por meio de uma melhor eficiência do processo produtivo (por meio da promoção do aumento da produtividade dos fatores produtivos, capacitação da mão de obra, diminuição das perdas, etc.).

A permanência no mercado se relaciona com a existência da empresa rural no longo prazo. Ao longo do tempo, pode ocorrer períodos de crise (que podem afetar o processo de gerenciamento da propriedade, os preços dos produtos e insumos, etc.) e de oportunidades para a expansão das atividades (aumento da demanda do produto, por exemplo).

Por fim, a satisfação dos clientes (empresários e consumidores finais) relaciona-se com a adequação das características do produto às preferências e exigências dos clientes. Os clientes podem ser representados por indústrias de processamento que podem exigir um padrão mínimo de qualidade da matéria-prima (o produto agropecuário) e por consumidores finais que podem exigir informações sobre a procedência do produto, características do método de produção e dentre outros atributos que podem ser fornecidos pelos coeficientes técnicos.

Os coeficientes técnicos são utilizados basicamente para a determinação da produtividade, a medição de velocidade de ganhos, a medição da qualidade das operações realizadas na propriedade rural e no planejamento das atividades.

A determinação da produtividade é realizada a partir da verificação da quantidade de bens ou serviços produzidos por unidade de fator de produção utilizado na propriedade rural. Alguns exemplos podem ser representados pela quantidade de litros de leite produzida por uma vaca em um dia, a quantidade de feijão produzida por um hectare em um ano, a quantidade de manga colhida por um trabalhador no período de um ano e dentre outros.

A velocidade de ganho representa o quanto de tempo os bens e serviços são produzidos na empresa rural. Essa característica é importante para o fornecimento de informações sobre o giro do capital e na escolha de períodos para a realização das atividades na propriedade rural. Alguns exemplos podem ser representados pelos ciclos vegetativos de crescimento de culturas temporárias como a soja e o milho, o período de abate do lote de frangos de corte, e dentre outros.

A qualidade das operações pode ser medida e servir de parâmetro para avaliar o nível de eficiência das atividades produtivas realizadas na empresa rural. Pode ser representada pela análise comparativa de quais tratores (marca X e Y) conseguem efetuar um melhor preparo do solo para o início do cultivo em determinado período, qual a melhor matéria-prima para a composição da ração na alimentação de galinhas poedeiras, etc.

O planejamento das atividades é considerado a maior finalidade dos coeficientes técnicos. É por meio dos indicadores produtivos que se pode realizar análises comparativas como a evolução do rebanho ao longo do tempo, o monitoramento do nível de fertilidade do solo, a previsão dos custos e despesas do processo produtivo e das receitas totais, bem como da lucratividade do empreendimento.

Os coeficientes técnicos podem ser influenciados pelos tipos de atividades que são exploradas na propriedade rural (se o sistema produtivo é do tipo intensivo, extensivo ou semiextensivo podem contribuir para o alcance de diferentes valores de produtividade por fator de produção), o local de produção (relaciona-se com as características edafoclimáticas locais, como as características do solo, tipo de relevo, disponibilidade de água, índice de pluviosidade, etc.), os recursos produtivos disponíveis (disponibilidade de máquinas e equipamentos, construções e benfeitorias, mão de obra disponível, terra para cultivo, etc.) e as exigências do mercado determinarão a forma de como o sistema produtivo deverá ser organizado.

No link existe a listagem de coeficientes técnicos utilizados na produção vegetal, bovinocultura de corte e leite, avicultura (postura e corte) e suinocultura.

Espero que tenham gostado do texto intitulado de “Coeficientes técnicos na agropecuária” e fiquem à vontade em navegar em mais conteúdos do Conceitos do Agro, o seu acervo do conhecimento em Gestão Rural!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, M. J. Fundamentos de Agronegócios. São Paulo: Editora Atlas, 2013.